best-luxury-2024-mercado-luxo-rede-brasil-mercedes-benz-novo-eqe-300-suv-carros-aldo-rosa-eletrico-3
marcas-e-lideres-2024-rede-brasilinovador-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-corporates-investimento-febraban-tech-ciber-seguranca-bancos
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-gaff-agribusiness-festival-xp-sp
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-universo-totvs-sp-2

ABCmais: Grupo Sinos une suas marcas em um novo portal de notícias

ABCmais: Grupo Sinos une suas marcas em um novo portal de notícias

abcmais.com já nasce como um dos principais sites de notícias do Rio Grande do Sul

Às vésperas de completar 66 anos, na semana que vem, o Grupo Sinos lança nesta quinta-feira (14), em um evento para convidados, seu novo portal de notícias na internet. O abcmais.com já está no ar, reunindo todos os conteúdos produzidos pelos jornais NH, VS, DC, Jornal de Gramado, Correio de Gravataí e Diário de Cachoeirinha. O novo site também dá acesso à Rádio ABC 103.3 FM e aos produtos segmentados do Grupo Sinos, como as revistas Like Magazine e Lançamentos e o jornal Exclusivo.

O ABCmais já nasce como uma das principais plataformas de conteúdo digital do Rio Grande do Sul. Somente nos primeiros dez dias de dezembro, as marcas que agora estão no novo portal tiveram mais de 4 milhões de acessos vindos de 2 milhões de usuários únicos. Os números do ano também estão acima da média de outros veículos regionais. De janeiro a novembro foram 40,6 milhões de páginas vistas por 21,5 milhões de usuários únicos. Considerando somente Instagram e Facebook, são 33 milhões de contas alcançadas – três vezes a população do RS.

O ABCmais é resultado de quase dois anos de pesquisa e desenvolvimento. Foi a partir de análise de dados e da jornada do usuário e suas expectativas – identificadas por meio de pesquisa com assinantes e não assinantes –, que o Grupo Sinos decidiu unificar suas marcas no ambiente digital. Na plataforma impressa nada muda: os assinantes continuam recebendo seu jornal local de segunda a quinta e, na sexta-feira, a edição integrada com a marca ABC.

A diferença é que, com o lançamento do ABCmais, os leitores passam a ter acesso a mais conteúdo em um único endereço. Das notícias locais e regionais às internacionais, tudo está no ABCmais. O usuário pode navegar tanto por assunto – esporte, política, economia e saúde, entre outros – quanto por cidade ou região. Também é possível acessar diretamente as áreas especiais que reúnem os conteúdos das regiões de cobertura de cada um dos jornais do Grupo Sinos.

“Desenvolvemos um produto moderno, dinâmico, intuitivo e de fácil navegação, seja na tela do computador, seja no smartphone”, afirma o presidente da Diretoria Executiva do Grupo Sinos, Fernando Gusmão. Ele destaca que a empresa sempre esteve atenta às mudanças tecnológicas e tem na inovação uma de suas marcas. “Estamos entregando a nossos leitores e anunciantes uma plataforma diferenciada, mais completa e robusta, de acordo com o que é tendência no jornalismo mundial”, salienta.

Integração com a rádio e os jornais impressos

O novo portal de notícias do Grupo Sinos é totalmente integrado aos jornais impressos e à Rádio ABC 103.3 FM. “A integração cada vez maior de nossas equipes de produção de conteúdo em Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Gramado e a criação de novos canais de distribuição atendem a uma necessidade do público, que está cada vez mais conectado e quer o máximo de informação em um só lugar”, destaca o diretor de redação do Grupo Sinos, Igor Müller.

“Desde o ano passado estamos aprimorando nosso conteúdo digital. Nosso foco é, a partir de dados, produzir e entregar conteúdos de acordo com os hábitos de consumo do público, sempre respeitando valores e princípios editoriais que estão no DNA do Grupo Sinos”, acrescenta.

Momento é de transformação digital

Os estudos para desenvolvimento do ABCmais começaram em março de 2022, quando o projeto do novo portal de notícias do Grupo Sinos foi selecionado pelo programa “Acelerando a transformação digital”, desenvolvido no Brasil pelo International Center for Journalists (ICFJ) em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e patrocínio da Meta. O projeto contou com a mentoria de Luciana Cardoso, que atualmente responde pela operação digital da Band no Brasil.

Neste ano, o Grupo Sinos foi selecionado para a segunda etapa do programa do ICFJ. A mentoria foi com a jornalista Bruna Bourjale, que é especialista em transformação digital de veículos de comunicação e é uma das responsáveis pelas plataformas digitais da Band. “Foram horas e horas de reuniões, treinamentos e testes. O ABCmais é pensado para facilitar a rotina do usuário ao reunir muito mais conteúdo da nossa região”, frisa o coordenador de produtos digitais do Grupo Sinos, Rodrigo Goerg.

Segundo ele, o lançamento do ABCmais simboliza um passo importante na transformação digital do Grupo Sinos. “O lançamento não se encerra por aqui, é só o início de uma etapa. Já temos muitas novidades e melhorias que estão em fase final de testes e serão apresentadas nas próximas semanas e meses”, adianta. Ele comenta que uma “mesa de performance” com profissionais de diferentes setores da empresa vem se dedicando exclusivamente ao desenvolvimento de produtos digitais na empresa.

Três perguntas sobre o ABCmais

Com o lançamento do ABCmais os sites dos jornais deixam de existir?
Não. Nesta primeira fase, os sites dos jornais NH, VS, DC, Jornal de Gramado, Correio de Gravataí e Diário de Cachoeirinha seguem ativos. No entanto, ao clicar em qualquer conteúdo, automaticamente o usuário é direcionado para o ABCmais.

E as redes sociais?
O ABCmais ganha suas contas próprias nas redes sociais, mas as contas dos jornais continuarão sendo atualizadas como de costume. Esta decisão também foi tomada para que o leitor mantenha a conexão com seu jornal. As marcas dos jornais estão bem presentes dentro do abcmais.com, de forma que o leitor pode navegar em áreas específicas com as notícias da região de cobertura de cada jornal.

Por que ABCmais?
Desde os anos 1990 a marca ABC centraliza os conteúdos do Grupo Sinos para seus assinantes e anunciantes. Começou com o ABC Domingo, edição única de todos os jornais do Grupo, e logo passou a ser a marca da rádio. Hoje ABC é o nome da rádio, da edição de fim de semana dos jornais impressos e, também, do novo portal de notícias.

Uma boa notícia para o jornalismo, dizem especialistas

“O Grupo Sinos é conhecido, dentro e fora do RS, por sua permanente inquietação e vocação para o pioneirismo. Na minha vida profissional, aprendi a admirar o Grupo por sua capacidade de se tornar uma referência em jornalismo e proximidade com a comunidade. O novo site é um exemplo desta vocação e marcará positivamente sua trajetória. Acompanhamos com entusiasmo este passo na direção do futuro, em sintonia com as melhores práticas e mais avançadas empresas de comunicação.”
Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ)

“Com o crescimento das fake news, a produção de conteúdo de qualidade nunca foi tão importante, particularmente no universo de notícias locais, que nos últimos anos perdeu tantos veículos de comunicação. A nova plataforma do Grupo Sinos alia o que há de mais avançado em tecnologia com sua tradição e valores locais. O setor de mídia encara um desafio imenso, mas o ABCmais é um indicador de que o Grupo Sinos está no caminho certo.” Guilherme Ravache, consultor internacional em transformação digital

“O ABCmais é um movimento robusto do Grupo Sinos que atualiza sua atuação digital oferecendo uma melhor experiência de acesso aos conteúdos. Demonstra também a pujança de uma organização que aposta na atuação e no conteúdo local e que, por isso, se tornou uma das principais referências do jornalismo de qualidade no Brasil.” Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Projeto Comprova e presidente do Instituto para Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), responsável pela elaboração do Atlas da Notícia no Brasil

“Acreditar no jornalismo. Esse é o princípio de seguir inovando e o Grupo Sinos faz isso muito bem ao lançar o ABCmais. Com o mesmo espírito de valorizar o jornalismo, esse novo produto vai proporcionar aos leitores e anunciantes a mesma qualidade que é uma marca do grupo. Apostar em um site mais dinâmico, que fortaleça a informação regional de qualidade, é extremamente importante nesse momento de combate à desinformação. A ARI deseja vida longa ao Grupo Sinos e ao ABCmais. José Nunes, presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI)

https://abcmais.com/