Única caminhonete híbrida plug-in do mercado, a BYD Shark será um dos destaques e estará disponível para test-drive off-road. Foto: divulgação

BYD apresenta elétricos, híbridos plug-in e soluções de energia na Expointer

A tecnologia VtoL que fornecerá energia às ativações do estande é a mesma que auxiliou o povo gaúcho durante as enchentes de 2024

BYD registrou um crescimento de 76% nas vendas no Rio Grande do Sul entre janeiro e julho de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior

Entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, acontece a 48ª edição da Expointer, maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. A BYD terá um estande estrategicamente posicionado, onde vai apresentar soluções de tecnologia com ativações alimentadas diretamente pela energia dos veículos, por meio do VtoL – ou Vehicle-to-Load, recurso que transforma os carros em fontes de energia. A greentech vai mostrar ainda em seu estande a linha de veículos que vem revolucionando a eletrificação no país, além das soluções inovadoras da BYD Energy.

Única caminhonete super-híbrida plug-in do Brasil, modelo mais potente e rápido da categoria, a BYD Shark é a grande estrela do estande da greentech. Afinal, ela combina a eficiência energética que a torna apta de rodar até 840 km sem abastecer, com a força do conjunto mecânico de 437 cv de potência, gerando uma aceleração de 0 a 100 km/h em somente 5,7 segundos. O público da feira terá a oportunidade de experimentar a caminhonete em uma pista de obstáculos off-road exclusiva da marca, que destaca sua robustez, potência e principais atributos.

Em outro percurso, os visitantes poderão dirigir os elétricos BYD Dolphin Mini, campeão de vendas da companhia no país, o BYD Dolphin Plus, e os super-híbridos BYD Song Pro e BYD Song Plus Premium. Estarão em exposição no estande os modelos elétricos BYD Dolphin Mini, BYD Dolphin e BYD Seal, além dos super-híbridos BYD King, BYD Song Pro, BYD Song Plus e BYD Shark.

“O universo agro é de extrema relevância para a economia brasileira e por isso estaremos mais uma vez na Expointer, mostrando os benefícios da BYD a todos os tipos de negócios no campo, em um dos maiores eventos do segmento em todo o continente”, declara Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil e head de marketing e comercial da BYD Auto.

O visitante poderá ainda conhecer melhor a tecnologia dos veículos com a plataforma super-híbrida DMO (Dual Mode Off-road), da BYD Shark, que ajuda a entender como funciona a tração nas quatro rodas combinando dois motores elétricos e um a combustão. Outra atração é o motor 1.5 flex híbrido DM-i, projetado e construído numa cooperação entre cientistas chineses e brasileiros. Desenvolvido para rodar com gasolina e etanol, o combustível verde símbolo do Brasil, o motor combina a tecnologia elétrica da BYD com desempenho e eficiência de última geração. O motor híbrido flex será produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia.

Gaúchos abraçam a BYD

Em um crescimento impressionante, a BYD registrou aumento de 76% nas vendas no Rio Grande do Sul entre janeiro e julho de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. A marca ainda se destaca no segmento de elétricos, ocupando a 1ª posição em vendas, com 78,7% de participação, enquanto é a 5ª colocada no ranking de varejo do estado, números que reforçam a consolidação da marca na região.

Responsável por vender, em 2025, 8 em cada 10 elétricos e 3 em cada 10 híbridos no país, a BYD anunciou recentemente ter alcançado a marca de 150 mil veículos eletrificados vendidos no país desde 2022. Além de uma ampla gama de veículos, a empresa investe fortemente em capilaridade. Hoje já são 188 concessionárias e o objetivo da marca é alcançar 250 nos próximos meses. No território gaúcho, a rede da BYD já conta com 12 pontos de venda.

Soluções em energia

O estande da BYD oferece diversas atrações interativas alimentadas pela tecnologia VtoL, como uma máquina de garra com brindes, karaokê integrado ao sistema multimídia da marca e um cronômetro que simula a aceleração do BYD Seal. Ainda, em homenagem à tradição gaúcha, haverá uma “quentuxa” – máquina que aquece água para chimarrão.

Para enriquecer ainda mais o espaço, o estande da greentech conta com algumas das inovadoras soluções BYD Energy, como um módulo fotovoltaico, um carregador de 22 kW, um carregador rápido de 60 a 120 kW e uma bateria HVM.

“Nossa atuação no Brasil está alinhada à visão global da BYD: ajudar a construir um ecossistema completo de energia limpa e mobilidade elétrica. Mais do que comercializar veículos, entregamos soluções que conectam geração, armazenamento e eletrificação do transporte, ampliando os benefícios em toda a cadeia, por isso é importante mostrar toda a linha aos consumidores do agro, que podem trabalhar com diversas soluções da marca”, reforça Alexandre Baldy.

Durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, a BYD lançou a campanha Reconstruindo Sonhos para apoiar as vítimas das chuvas. Todas as concessionárias da marca se tornaram pontos de arrecadação, e a BYD dobrou o volume das doações destinadas à população gaúcha. Além disso, por meio da tecnologia VtoL, os veículos BYD auxiliaram as autoridades no resgate da população isolada pelas enchentes, fornecendo energia para o uso de equipamentos essenciais nas operações durante a tragédia.SERVIÇO

48ª Expointer
30 de agosto a 7 de setembro (8h-20h)
Parque de Exposições Assis Brasil – BR-116, km 13 – Esteio/RS

SOBRE A BYD

A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

PIX

MERCEDES

FG