best-luxury-2024-mercado-luxo-rede-brasil-mercedes-benz-novo-eqe-300-suv-carros-aldo-rosa-eletrico-3
inovadores-pix-midia-tv-corporativa-endomarketing-comunicacao-interna-plataforma-app-celular-imidia-sala-espera-renan-rede-brasil-inovador
Rafael Fonteles também ocupa o cargo de presidente do Consórcio Nordeste e buscou apoio da CNI para avanços na pauta da indústria verde e da economia digital. Foto: Gilberto Sousa

CNI: Governador do Piauí diz que setor de energia é desafio para a industrialização do Nordeste

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, solicitou, nesta terça-feira (1º), o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o desenvolvimento da infraestrutura no setor energético do Nordeste. Fonteles, que também é presidente do Consórcio Nordeste, destacou que a região é a maior produtora de energia renovável do Brasil, com destaque para a eólica e solar.

No entanto, tem enfrentado limitações na capacidade de escoamento eficiente da eletricidade gerada, devido às restrições de transmissão, resultando na exportação de todo excedente para fora do Nordeste.

“Precisamos aprimorar o abastecimento da infraestrutura do sistema elétrico no Nordeste para não perdermos as oportunidades de investimento na área da indústria verde. Por isso, o nosso pleito com o  governo e que queremos somar forças junto à CNI, é para garantir que essa infraestrutura seja logo endereçada para que não percamos as oportunidades de investimento. Precisamos aprimorar a infraestrutura do sistema elétrico no Nordeste para que o excedente de energia limpa seja aproveitado por indústrias no próprio Nordeste”, destacou Rafael Fonteles.

O presidente da CNI, Ricardo Alban, agradeceu a presença do governador do Piauí e disse que a Confederação está à disposição para tratar da agenda energética com o Consórcio Nordeste.

O diretor de Tecnologia e Inovação, Jefferson Gomes, também participou do encontro e disponibilizou a sua equipe técnica para dialogar na construção de estratégias para a infraestrutura energética. “O Consórcio Nordeste tem trabalhado para garantir a qualidade da energia elétrica para grandes projetos. Por exemplo, datacenters, a utilização de hidrogênio verde em indústrias de aço. E a nossa conversa foi para acelerar o processo de construção de infraestrutura, tanto para a transmissão de energia, quanto para a geração de energia”, concluiu Jefferson Gomes.

Por: Rafaella Feliciano
Foto: Gilberto Sousa
Da Agência de Notícias da Indústria

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br