best-luxury-2024-mercado-luxo-rede-brasil-mercedes-benz-novo-eqe-300-suv-carros-aldo-rosa-eletrico-3
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-avenue-connection-itau-jp-morgan-blackrock

CNN Brasil produz série que explica os juros altos no Brasil

CNN Brasil produz série que explica os juros altos no Brasil

CNN Brasil produz série que explica os juros altos no Brasil

Fernando Nakagawa apresenta ‘O Nó dos Juros’, um grande diagnóstico sobre a raiz da questão, ligada ao descontrole fiscal do país, e seus efeitos na vida das pessoas. Especialistas também debatem sobre as soluções viáveis

Quais os fatores que explicam os juros altos no Brasil, trazendo insegurança ao cenário econômico? A partir desta segunda-feira (8), a CNN Brasil exibirá uma série de reportagens especiais para desvendar os motivos que determinam esse contexto e como ele afeta famílias, empresas e também o governo. Um dos principais motivos é o descontrole fiscal do país. Em cinco episódios, “O Nó Dos Juros” terá apresentação do jornalista Fernando Nakagawa e irá ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, no CNN Prime Time.

A série analisa as causas e as consequências desse que é um dos maiores problemas da economia brasileira. Renomados economistas e ex-dirigentes do Banco Central como Gustavo Franco e Gustavo Loyola analisam a questão e ajudam a apontar caminhos de como desatar esse nó que trava o crescimento brasileiro. No primeiro episódio, Nakagawa mostra por que os juros são tão altos no Brasil e como a taxa evoluiu até chegar ao atual patamar de 10,5% ao ano. Veremos ainda por que a discrepância em relação a outros países é tão grande e como a questão fiscal é importante.

No segundo capítulo, a série apresenta os protagonistas dessa decisão: como e quem decide a taxa Selic e quais indicadores pesam nessa definição, nem sempre consensual entre os diretores responsáveis pelo anúncio. O modo como isso afeta as pessoas na prática é o foco do terceiro episódio, quando a reportagem se debruça sobre os efeitos dos juros no custo de vida, do cafezinho a toda a cadeia de produtos e serviços de consumo.

A partir dessa conta, “O Nó dos Juros” mostrará, em seu quarto dia, quanto as famílias, as empresas e o governo pagam de juros ao ano, ao mês e ao dia. Convém notar como os juros compostos podem motivar uma bola de neve para pessoas e empresas endividadas. Por outro lado, a série lembra que nem toda dívida é ruim, podendo compensar o aumento de produção custeado por tais juros. No último capítulo, a ideia é ajudar a desatar esse nó e sustentar argumentos para que o Brasil conviva com juros menores. Com a palavra, economistas e ex-dirigentes do Banco Central.

O NÓ DOS JUROS

CNN Prime Time – De segunda a sexta, às 20h, na CNN Brasil

SOBRE A CNN BRASIL

A CNN Brasil atua no País desde março de 2020, produzindo conteúdo jornalístico multiplataforma, com notícias transmitidas na TV por assinatura, banda kU, site, serviços de streaming, apps e YouTube, além de perfis nas redes sociais e podcasts. No âmbito de todas as suas mídias, a CNN Brasil atinge um público acima de 50 milhões de pessoas mensalmente. Em seu elenco, figuram alguns dos jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade junto ao público nacional, além de novos talentos do telejornalismo, comentaristas e especialistas de relevância em suas áreas.