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Em quatro anos, Vale amplia engajamento de fornecedores na redução de suas emissões de carbono

Em quatro anos, Vale amplia engajamento de fornecedores na redução de suas emissões de carbono

Trabalho iniciado com o CDP Latin America em 2020 aumentou de 55% para 98% o engajamento com o tema de um grupo específico de fornecedores

Uma parceria entre a Vale e o CDP Latin America ampliou o engajamento de fornecedores da empresa no reporte e mensuração de suas emissões de gases do efeito estufa (GEE). Estabelecida em 2020, a parceria aumentou de 55% para 98% o número de fornecedores engajados com o tema. Essas empresas divulgaram seus dados climáticos sobre suas emissões de forma satisfatória e dentro do prazo requisitado pela organização.

Ao longo dos últimos quatro anos, 566 fornecedores da Vale aderiram de forma voluntária à iniciativa. Eles foram selecionados por executarem atividades críticas, considerando o volume de emissões e o impacto para o negócio da empresa. Não estão incluídos neste grupo clientes siderúrgicos e fornecedores da área de navegação. Os fornecedores selecionados em 2023 representam 30% do dispêndio global da empresa.

Somados, esses fornecedores reportaram uma redução de emissões de 350 milhões de toneladas de CO2eq por ano desde 2020 ou o equivalente à emissão de 83 milhões de carros compactos.

“Queremos ter um papel-chave na redução das emissões de carbono do planeta e uma das maneiras de atingir esse objetivo é por meio de parcerias”, explica Marco Braga, diretor de Suprimentos da Vale. “Trabalhamos para atingir nossas metas de redução de emissões e também para trazer nossos fornecedores conosco nessa jornada de descarbonização”.

A Vale estabeleceu uma meta de reduzir em 15% suas emissões de escopo 3, relativas à cadeia de valor, até 2035, o que inclui os fornecedores.

Referência na elaboração de reportes como esse, tendo avaliado mais de 23 mil empresas e 1.100 governos regionais, o CDP é uma organização internacional que administra o maior sistema mundial de divulgação de dados ambientais para empresas, cidades, estados e regiões, por meio do Programa Supply Chain. A organização foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Science Based Targets Initiative (SBTi), que elaborou metodologias para metas baseadas em ciência que visam o atingimento das ambições definidas pelo Acordo de Paris: limitar o aquecimento global a um patamar bem abaixo de 2º C acima dos níveis pré-industriais e perseguir a limitação do aquecimento em 1,5ºC.

Além de orientar no reporte e mensuração dos dados climáticos, o CDP disponibiliza acesso a cursos de capacitação gratuitos. Desde 2020 foram realizados oito webinars para fornecedores pelo CDP e três fóruns pela Vale.

Em 2023, foi encerrado o primeiro ciclo da parceria e teve início o segundo ciclo, que terá duração até 2025. Após elevar o nível de engajamento, o objetivo da parceria para essa nova fase é aumentar o grau de maturidade dos fornecedores em relação ao reporte e medição das emissões, uma métrica estabelecida pelo CDP. Para dar maior foco, o número de empresas envolvidas foi reduzido de 500 no primeiro ciclo para cerca de 200.

“O grau de maturidade mede o quanto o fornecedor aderiu de fato às melhores práticas em relato e medição de emissões. No início da parceria, tínhamos 14% classificados como grau A ou B e no ano passado já chegamos a 26%. É um caminho que vamos seguir percorrendo para ampliar o envolvimento dos fornecedores com o tema das mudanças climáticas”, explica Fabiana Paixão Silva, líder do Programa Carbono na Cadeia de Valor, da Vale.

A Vale no combate às mudanças climáticas

A Vale estabeleceu metas para reduzir suas emissões de gases de Efeito Estufa de escopos 1 e 2 (diretas e indiretas) em 33% até 2030 e zerar suas emissões líquidas até 2050. A empresa também propôs a meta de reduzir suas emissões de escopo 3, relativas à cadeia de valor, em 15% até 2035. A estratégia para atingir esses objetivos se baseia em oferecer produtos de qualidade, que ajudem a reduzir a pegada de carbono dos seus clientes; utilizar a capacidade de inovar para oferecer soluções à indústria; e estabelecer parcerias, principalmente com clientes e fornecedores.

Sobre o CDP

O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que administra um sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões. Fundado em 2000 e trabalhando com mais de 740 instituições financeiras que abrangem mais de US$ 136 trilhões em ativos, o CDP foi pioneiro no uso de mercados de capitais e compras corporativas para motivar as empresas a divulgar seus impactos ambientais, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, gerenciar os recursos hídricos e proteger as florestas.

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