best-luxury-2024-mercado-luxo-rede-brasil-mercedes-benz-novo-eqe-300-suv-carros-aldo-rosa-eletrico-3
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-avenue-connection-itau-jp-morgan-blackrock

Google for Brasil 2024: recurso antirroubo para Android, IA no Gmail, novos recursos da Busca para pequenas empresas e treinamentos digitais

Google for Brasil 2024: recurso antirroubo para Android, IA no Gmail, novos recursos da Busca para pequenas empresas e treinamentos digitais

Google for Brasil 2024: recurso antirroubo para Android, IA no Gmail, novos recursos da Busca para pequenas empresas, treinamentos digitais e muito mais

Veja abaixo os anúncios feitos pelo Google nesta terça-feira, durante o principal evento da empresa no Brasil

O Google realizou, nesta terça-feira (11), em São Paulo, a 6ª edição do Google for Brasil: evento em que anuncia suas principais iniciativas, parcerias e programas para o país. Dentre os destaques, estão os novos recursos antirroubo para Android, inovações em Inteligência Artificial (IA), como a chegada, no Brasil, do NotebookLM, assistente virtual personalizado, e do ‘Ajude-me a Escrever’ em português no Gmail e no Docs, além do relatório de impacto econômico gerado pelas plataformas da empresa no Brasil em 2023 e do investimento para capacitação de profissionais em IA (veja todos os destaques abaixo).

As fotos dos porta-vozes, no palco do evento, estão sendo adicionadas em tempo real nesta pasta. Uma visão geral sobre os anúncios está disponível no blog do Google. Abaixo, você confere um resumo das principais novidades:

Android: novos recursos antirroubo chegam em primeira mão aos brasileiros

Tecnologia detecta mudanças súbitas de direção do aparelho

Chegando primeiro aos brasileiros como projeto piloto, a nova funcionalidade antirroubo detecta mudanças súbitas de direção do aparelho, bloqueando automaticamente a tela em caso de tentativa de roubo. Novidades como o “Bloqueio rápido remoto” e o “Bloqueio de dispositivo off-line” também chegarão em primeira mão no Brasil. O acesso aos recursos em fase beta abre ao público brasileiro em julho. Saiba mais.

NotebookLM chega ao Brasil integrado ao Gemini 1.5 Pro

 

Integrado ao Gemini Pro 1.5, NotebookLM torna estudo e trabalho fáceis e eficazes

James Manyika, Vice-Presidente Sênior de Pesquisa, Tecnologia e Sociedade do Google, anunciou, no palco do Google for Brasil, a chegada do NotebookLM, que agora, será impulsionado pelo Gemini 1.5 Pro, modelo de IA mais eficaz da companhia. O produto conta com algumas possibilidades:

  • Um clique para a fonte original: a ferramenta permite verificar a fonte original de uma citação para aprofundar-se em um tema. As citações levam o usuário diretamente a trechos da fonte original em apenas um clique.
  • Recursos multimodais: possibilita fazer perguntas sobre imagens, gráficos e diagramas de Slides, PDFs ou Docs, graças às capacidades multimodais nativas do Gemini 1.5 Pro.
  • Visões gerais automáticas: cria resumos, perguntas frequentes e outras funcionalidades a partir das fontes de informação escolhidas pelo usuário.

James Manyika durante o Google for Brasil

Reforçando a missão do Google de colocar a IA para solucionar problemas do mundo real, James Manyika anunciou também os avanços da companhia em importantes projetos de sustentabilidade e combate a mudanças climáticas no Brasil: Green Light – otimização de semáforos no Rio de Janeiro com a ajuda da IA – e expansão da cobertura dos Alertas de previsão de enchentes ribeirinhas, com 300 novas localidades. Mais informações aqui.

Novos recursos de privacidade na Busca

Brasil será um dos primeiros países a ter acesso a esse recurso

Já na Busca do Google, a chegada da ferramenta “Privacidade nos Resultados sobre você” no Brasil visa melhorar a experiência online das pessoas e ajudá-las a ter melhor controle sobre suas informações. Com ela, será mais fácil encontrar e remover resultados disponíveis na Busca do Google que contenham informações pessoais, como endereço de casa, número de telefone, email, entre outros dados. A partir de agora, as pessoas poderão solicitar a remoção de resultados que contenham suas informações de contato e o Google as notificará sempre quando houver resultados correspondentes na Busca. Ainda este ano, o Brasil será um dos primeiros países a ter acesso a esse recurso estendido para números de identificação governamentais como CPF, Carteira de Habilitação e Passaporte. Acompanhe aqui.

‘Ajude-me a Escrever’ chega em português no Gmail e Docs a todos os usuários do Workspace e do Google One AI Premium

Ajude-me a escrever no Gmail

O recurso ‘Ajude-me a Escrever’ no Gmail e no Google Docs já está disponível em português para todos os usuários do Workspace e do Google One AI Premium. No Gmail, os usuários podem redigir mensagens a partir das sugestões da Inteligência Artificial generativa, bastando utilizar o botão ‘Ajude-me a Escrever’ para:

  • Pedir ao Gmail para escrever um convite de aniversário ou uma apresentação a um potencial contato comercial;
  • Aperfeiçoar um rascunho, como por exemplo, reformulá-lo ou torná-lo mais formal, conciso ou detalhado.

Para modificar o rascunho, no canto inferior direito da janela, toque em ‘Ajudar-me a escrever’ e seleccione uma opção do menu:

  • Formalizar: torna o rascunho mais formal.
  • Elaborar: adiciona detalhes para desenvolver o texto.
  • Reduzir: reduz o rascunho.
  • Sinto-me com sorte: atualiza o rascunho com detalhes criativos.

No Google Docs, o usuário também pode usar o recurso de ‘Ajude-me a Escrever’. Basta localizar à esquerda a opção ‘Quero ajuda para escrever’, Assim, a IA escreve um novo texto ou reescreve o conteúdo, tornando-o mais formal, conciso ou detalhado. Com a IA, é possível acessar diversos comandos em relação ao texto como:

  • Tom: escolha Formal ou Casual.
  • Resumir: apresenta os pontos principais do texto.
  • Usar marcadores: formata o texto em uma lista com marcadores.
  • Detalhar: adiciona detalhes com base no texto.
  • Encurtar: torna o texto mais conciso.
  • Reformular: reformula o texto.
  • Personalizado: você também pode escrever o próprio comando para refinar o texto.

Explore aqui mais informações sobre o Ajude-me a Escrever.

Google gera impacto econômico de mais de R$ 188 bi no Brasil em 2023 e investe milhões em projetos sociais

Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, no palco do evento

O Google movimentou mais de R$ 188 bilhões na economia brasileira, em 2023, por meio das plataformas Busca, Google Ads, Google AdSense, Google Play, Google Cloud e YouTube. Esse cálculo foi feito pela consultoria global Access Partnership com base em dados públicos. A empresa também divulgou que, somente em 2023, destinou milhões de reais no Brasil para mais de 20 iniciativas, que estão beneficiando cerca de 160 mil pessoas de 143 cidades em 19 estados brasileiros. O Google anunciou que, a partir de 2024, o processo de seleção de novos projetos será recorrente e qualquer instituição pode se inscrever para receber recursos por meio do site google.incentiv.me.

Outro anúncio importante foi a chegada de dois cursos na biblioteca de treinamentos dos Certificados de Carreira do Google: Cibersegurança e Fundamentos em AI. Para democratizar o acesso aos Certificados, o Google vai doar 70 mil bolsas de estudo, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), visando a formação de estudantes jovens e adultos de grupos socialmente mais vulneráveis.

O Google também divulgou novos certificados gratuitos, por meio da plataforma Cloud Skill Boost, para estudantes de instituições de ensino superior e de escolas técnicas. São três novos cursos focados em IA generativa, segurança cibernética e análise de dados. Todos são voltados para estudantes em qualquer área de formação, 100% online, assíncronos e em português. Desde janeiro de 2023, mais de 45 mil pessoas no Brasil participaram de programas do Google Cloud. Atualmente, são mais de 250 universidades e escolas técnicas oferecendo conteúdos para aprimorar os currículos dos alunos. Conheça mais.

Com IA generativa do Google Cloud, SENAI terá plataforma para ajudar estudantes a encontrar emprego

Ricardo Fernandes, Head do Google Cloud Brasil, durante os anúncios do evento

O Google Cloud, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), anunciaram que estão desenvolvendo a Central de Carreiras e Empregabilidade, uma plataforma cujo objetivo é melhorar a taxa de empregabilidade de jovens no Brasil e a qualidade técnica dos trabalhadores da indústria. A plataforma usa a IA generativa do Google Cloud para mapear os pontos fortes e fracos do currículo de cada estudante, conectando a possíveis vagas de trabalho que atendam às suas habilidades e aspirações de carreira. A iniciativa será aberta a todos os brasileiros ou estrangeiros com mais de 14 anos que residam no país. Confira mais detalhes.

Novas experiências para pequenas empresas na Busca e no Maps

O Google anunciou uma série de novos recursos e parcerias para aprimorar a experiência de pequenas e médias empresas (PMEs) na Busca e no Google Maps. Com objetivo de impulsionar a digitalização, as novidades incluem mais recursos no Perfil da Empresa, que permitem opções de agendamento nas áreas de saúde e beleza, integração com redes sociais e uso de IA para digitalizar cardápios em bares e restaurantes. Veja mais aqui.