IMC dá continuidade à agenda de transformação e registra crescimento de 11,8% na operação de restaurantes Brasil no primeiro trimestre do ano
Após três anos de trajetória de crescimento com rentabilidade, companhia inicia 2024 com sólida posição financeira para executar seu plano de negócios
O Grupo IMC (International Meal Company / B3: MEAL3), uma das maiores companhias multimarcas no setor de varejo de alimentação da América Latina e que opera grandes marcas, como KFC, Pizza Hut e Frango Assado, anunciou os resultados financeiros e operacionais do primeiro trimestre de 2024 (1T24), com sólida posição financeira: reportou uma receita líquida consolidada de R$ 506,7 milhões no trimestre, um crescimento de 11,8% na operação de restaurantes no Brasil, e crescimento de 4% nas vendas totais do sistema para R$ 732,9 milhões. As vendas digitais emergiram como um pilar fundamental para o crescimento da empresa no período, tendo os canais próprios como parte dessa estratégia. Nesse sentido, a IMC segue o seu planejamento rumo a um novo ciclo de crescimento, mantendo a disciplina financeira e excelência operacional.
O EBITDA Ajustado totalizou R$ 37,9 milhões, com margem de 7,5%, e o consolidado de Vendas Mesmas Lojas (SSS) evoluiu 2,1% versus o mesmo período do ano anterior. Adicionalmente, o Grupo IMC segue buscando a excelência nas operações por meio do aprimoramento dos padrões, da correção de deficiências operacionais, e da verticalização de produtos com maior valor agregado, mirando na redução da dispersão entre as unidades e a expansão da rentabilidade em nível de loja. Esse indicador, medido pela margem 4-wall das operações combinadas no Brasil, evoluiu 662bps nos últimos dois anos.
Os resultados dos últimos anos também demonstram o compromisso da empresa com a excelência operacional e o esforço contínuo para maximizar a produtividade em todas as marcas e operações. “Neste ano, concluiremos nossa agenda de transformação e, com a companhia reestruturada, vamos acelerar e intensificar nossos esforços no crescimento e na rentabilidade de nossas marcas”, afirma Alexandre Santoro, CEO do Grupo IMC.
A empresa encerrou os três primeiros meses do ano com 569 lojas no sistema, considerando operações próprias e franquias em Brasil e EUA, sustentadas por cerca de 12 mil colaboradores – atualmente as lojas próprias representam 54% do sistema total da empresa. Nos últimos 12 meses, a IMC ampliou seu sistema em 40 lojas, principalmente das marcas KFC e Pizza Hut. Ambas as marcas apresentaram um crescimento combinado de 21,4% no 1T24, ampliando sua capilaridade nas principais regiões consumidoras, desenvolvendo novos formatos e modelos de lojas alternativos que possam acelerar a presença geográfica e impactar positivamente em experiências excepcionais aos clientes.
Segundo Rafael Bossolani, CFO do Grupo IMC, após a importante reestruturação realizada pela companhia nos últimos trimestres, os esforços se direcionam para a otimização dos recursos disponíveis, ao ganho de produtividade e para o aumento do fluxo de caixa operacional, com a finalidade de financiar os investimentos da empresa. “Encerramos este primeiro trimestre do ano com uma posição total de caixa de R$ 203,6 milhões, uma dívida líquida de R$ 326,3 milhões, e um índice de alavancagem financeira de 2,1x (dívida líquida/EBITDA LTM). A posição financeira atual da companhia permite a execução do nosso plano de negócios, sempre buscando a disciplina financeira como um pilar estratégico de crescimento”, revela o CFO.
Visando ampliar a penetração das marcas em canais próprios, além de programa de fidelidade e CRM, os investimentos na frente de transformação digital também seguem como uma das prioridades da empresa. Somente no primeiro trimestre deste ano, as vendas digitais de Pizza Hut, KFC e Frango Assado cresceram 86,2%, representando 44% da receita total.
Sobre o Grupo IMC
O Grupo IMC (International Meal Company / B3: MEAL3) é uma das maiores empresas do varejo de alimentação, com origem e atuação na América Latina e Estados Unidos. A companhia contempla em seu portfólio marcas próprias e franqueadas, como Frango Assado, KFC, Pizza Hut, Viena, Batata Inglesa, Brunella, Margaritaville, entre outras. Atualmente, emprega globalmente cerca de 12 mil colaboradores em operações distintas, como shoppings, centros comerciais, rodovias, hospitais, aeroportos e catering. Em 2023, a IMC acumulou receita líquida de R$ 2,3 bilhões.