best-luxury-2024-mercado-luxo-rede-brasil-mercedes-benz-novo-eqe-300-suv-carros-aldo-rosa-eletrico-3
best-luxury-2024-mercado-luxo-rede-brasil-mercedes-benz-novo-eqe-300-suv-carros-aldo-rosa-eletrico-3

Levantamento da KPMG analisa riscos em 12 setores da economia

Levantamento da KPMG analisa riscos em 12 setores da economia

A KPMG realizou um levantamento que elenca os principais riscos globais existentes e emergentes que podem afetar 12 setores da economia brasileira. A análise foi feita levando em consideração dez fatores de valor que aumentam o preço de um produto ou serviço, tais como lucratividade e liquidez, estratégia, produção e operação, cliente, conformidade, reputação e ética.

“As organizações que utilizam a gestão de riscos corporativos com o objetivo de identificar, avaliar, monitorar e priorizar as ameaças que possam comprometer a lucratividade estão adotando medidas de prevenção de crises para empresas, colaboradores e partes envolvidas. Diante desse cenário, o levantamento destaca a importância de ter uma visão voltada para o futuro e investir em tendências inovadoras para cada setor”, analisa o sócio-líder de governança, risco e compliance da KPMG no Brasil, Fernando Lage.

Além disso, a publicação traz os dez principais riscos mais proeminentes para este ano, que são os seguintes:

1. Ataques cibernéticas;

2. Questões relacionadas aos fatores ESG (meio ambiente, social e governança);

3. Disrupção na cadeia de suprimentos;

4. Disrupção na tecnologia digital;

5. Tensões geopolíticas;

6. Mudanças nas preferências e demandas dos consumidores;

7. Desafios na retenção e atração de funcionários competentes e qualificados;

8. Impacto das mudanças e atualizações regulatórias;

9. Altos preços e escassez no suprimento de energia;

10. Desafios pós-pandemia que afetam as operações setoriais e o impacto social relacionado a isso.

“O objetivo da publicação é ajudar as organizações no alinhamento dos perfis de riscos com as empresas similares por setor, além de promover a avaliação e gestão dos problemas com alto potencial para o segmento”, finaliza a sócia-diretora de governança, risco e compliance da KPMG no Brasil, Thaís Mendonça.

Os 12 setores analisados na pesquisa são os seguintes: automotivo, educação, bens de alto giro, financeiro, saúde, seguros, indústria de transformação, mineração, petróleo e gás natural, varejo, telecomunicações, viagens, lazer e turismo.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que presta serviços profissionais de auditoria, tributos e consultoria. Está presente em 143 países e territórios, com 270 mil profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são mais de cinco mil profissionais, distribuídos em 15 cidades de 10 estados e do Distrito Federal. Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG é uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilha valor e inspira confiança no mercado e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de transições sustentáveis em clientes, governos e sociedade civil.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp