best-luxury-2024-mercado-luxo-rede-brasil-mercedes-benz-novo-eqe-300-suv-carros-aldo-rosa-eletrico-3
marcas-e-lideres-2024-rede-brasilinovador-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-corporates-investimento-febraban-tech-ciber-seguranca-bancos
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-gaff-agribusiness-festival-xp-sp

LLYC vai adquirir Dattis para reforçar posição de liderança na Colômbia e América Latina

LLYC vai adquirir Dattis para reforçar posição de liderança na Colômbia e América Latina

LLYC vai adquirir Dattis para reforçar posição de liderança na Colômbia e América Latina

A união das duas empresas na Colômbia resultará em um faturamento anual superior a 12 milhões de euros, mais de 140 clientes e uma equipe de mais de 175 profissionais especializados em áreas-chave de Marketing e Assuntos Públicos. A Dattis vai fazer parte do grupo LLYC e continuará operando sob a marca Dattis by LLYC em 2024. Durante este ano, as duas empresas vão trabalhar na integração das operações, pensando em 2025. Andrés Ortiz e Camila Gómez Pardo seguirão à frente da Dattis by LLYC como sócio sênior e presidente, respectivamente.

María Esteve, à esquerda, Alejandra Aljure, Juan Carlos Gozzer, em pé à esquerda, Camila Gómez Pardo, Andrés Ortiz e David González Natal Foto: Divulgação LLYC

A LLYC (BME:LLYC), empresa global de Assuntos Públicos e Marketing, anunciou hoje um acordo para a aquisição da Dattis Comunicaciones, empresa referência do mercado colombiano na prestação de serviços profissionais relacionados a comunicação, assuntos públicos e PR marketing, para assim se tornar a empresa número um do setor na Colômbia e consolidar sua liderança na América Latina.

Com a incorporação da Dattis, a LLYC, que está presente na Colômbia desde 2001, alcança um faturamento que supera os 12 milhões de euros no país, uma carteira de mais de 140 clientes nacionais e internacionais, presença estratégica em Bogotá e Medellín e uma equipe de mais de 175 profissionais com expertise em áreas-chave de diferentes setores de Marketing e Assuntos Corporativos.

“A Colômbia sempre foi um dos nossos mercados-chave na América Latina e onde a nossa operação local cresceu exponencialmente nos últimos 11 anos até se posicionar como uma das principais referências do mercado. Poder somar, agora, à nossa proposta de valor o talento, o tamanho e a expertise da Dattis, significa dar um salto ainda maior na nossa capacidade, visão de negócio e oferta aos nossos clientes no país”, ressaltou Juan Carlos Gozzer, CEO da LLYC para América Latina.

A LLYC vai adquirir uma participação inicial de 78,69% da Dattis com uma avaliação de seis vezes o Ebitda. Os outros 21,31% da empresa continuarão nas mãos de Andrés Ortiz, sócio sênior, e serão consolidados por meio de uma posterior permuta de ações na sociedade resultante da união com a LLYC Colômbia. Já Darío Vargas, sócio fundador da empresa, venderá toda a sua participação, assim como os outros sócios minoritários.

“A Colômbia é um mercado em que a profissionalização e, consequentemente, a contribuição da comunicação, da gestão de assuntos públicos e de marketing já ocupam um lugar na direção e na liderança das empresas. Esta aquisição nos permitirá aumentar o impacto da LLYC para continuar promovendo a evolução dessa contribuição para responder às novas realidades e necessidades da sociedade e dos negócios. Fico profundamente emocionado com a concretização desta operação porque é a materialização de um sonho que dividi por anos com José Antonio Llorente”, afirmou María Esteve, sócia e diretora-geral de Assuntos Corporativos para a LLYC Latam.

“Estamos diante de uma grande notícia e de um marco empresarial que nos enche de emoção. Graças à consolidação da Dattis, nestes mais de 25 anos, como uma das empresas líderes em comunicação na Colômbia, hoje estamos registrando esta união com a LLYC, uma grande oportunidade para a nossa equipe e uma proposta muito mais potente para os nossos clientes. O sonho e a caminhada iniciada pelo meu sócio e fundador da Dattis, Dario Vargas, e que soubemos fazer crescer e fortalecer com a atual equipe de gestão, dá hoje seus frutos com esta aquisição por parte de uma grande empresa, o que traz benefícios para os acionistas e para o futuro da nossa organização”, afirmou Andrés Ortiz, sócio sênior da Dattis.

A Dattis passará a fazer parte do grupo LLYC e, durante o ano de 2024, continuará operando sob a marca Dattis by LLYC de forma paralela à operação da LLYC na Colômbia. Além disso, durante este ano, as duas empresas vão trabalhar na integração das operações com vistas a 2025. Em 2024, Andrés Ortiz continuará como sócio sênior a cargo da Dattis by LLYC e Camila Gómez Pardo como presidente. A partir de 2025, já sob a marca LLYC, Andrés vai liderar a estrutura unificada juntamente com Camila e Alejandra Aljure, atual diretora-geral da LLYC Colômbia.

“A Dattis e a LLYC compartilham de uma visão baseada na excelência e proposta de valor. Queremos trabalhar com toda a equipe de liderança para desenvolver tudo o que possa ser complementar na nossa oferta e na nossa maneira de trabalhar, priorizando avanços que agreguem aos nossos clientes e ao desenvolvimento profissional dos nossos talentos”, afirmou David González Natal, diretor-geral Latam Norte da LLYC.

A Dattis Comunicaciones foi pioneira na prestação de serviços profissionais relacionados a comunicação e assuntos públicos no mercado colombiano. Fundada há 25 anos, a empresa conta hoje com mais de 100 colaboradores, 80 clientes e escritórios em Bogotá e Medellín, além de um plano de expansão em mercados como Peru e Equador. A empresa se posicionou como a aliada estratégica de várias empresas, grandes grupos, principalmente de origem nacional, levando uma gestão inovadora de reputação e posicionamento das marcas desde as áreas de comunicação corporativa e crise, assuntos públicos, PR marketing e influência, criatividade e conteúdo.

Esta operação está alinhada ao Plano Estratégico da LLYC e ao compromisso de investir até 40 milhões de euros em crescimento inorgânico em mercados de alto potencial. A LLYC se posiciona, assim, como líder do setor no mercado colombiano e pode seguir impulsionando o seu crescimento acelerado na América Latina. Esta aquisição é a 12ª operação da LLYC nos últimos nove anos. Com um valor total de 16,8 milhões de euros, é a segunda maior operação da história da empresa, ficando atrás apenas da compra da Lambert, nos Estados Unidos.

A LLYC opera atualmente com 27 sedes em todo o mundo e é considerada uma das principais empresas de comunicação em nível global, segundo os rankings da PR Week e da PRovoke. Desde 2020, a empresa duplicou seu tamanho e EBITDA recorrente. No ano passado as receitas operacionais cresceram 14% e chegaram a 83,1 milhões de euros.

Sobre a Dattis

A Dattis Comunicaciones possui mais de 100 colaboradores, atualmente 80 clientes, escritórios em Bogotá e Medellín e um plano de expansão na região Andina, iniciado no Equador e Peru em 2021. Em seus mais de 25 anos de experiência, a Dattis se transformou na aliada estratégica de várias empresas, com uma gestão inovadora de reputação e de posicionamento das marcas desde as áreas de comunicação corporativa e crise, assuntos públicos, PR marketing e influência, criatividade e conteúdo.  A visão da Dattis foi crescer como uma organização sólida, motor de crescimento econômico e empresarial. A integração com a LLYC confirma o papel da Dattis como referência no mercado de comunicação e a alta qualidade do seu talento humano.

Sobre a LLYC

A LLYC é uma empresa global de Assuntos Públicos e Marketing que, ao atuar como parceira em criatividade, influência e inovação, aumenta e protege o valor dos negócios dos seus clientes, transformando cada dia em uma oportunidade para fortalecer as suas marcas. Fundada em 1995, a LLYC está presente nos seguintes países: Argentina, Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Bruxelas, Colômbia, Chile, Equador, Espanha (Madri e Barcelona), Estados Unidos (Miami, Nova York, San Diego e Washington DC, Grand Rapids, Detroit, St.Louis e Phoenix), México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana. Em 2023, a receita operacional da LLYC alcançou os 83,1 milhões de euros. A LLYC está entre as 40 maiores empresas do mundo em seu setor, de acordo com os rankings da PRWeek e da PRovoke. A empresa foi eleita Melhor Consultoria na Europa 2022 no PRWeek Global Awards, e Consultoria do Ano na América Latina 2023 pela PRovoke.