Mark Zuckerberg anuncia novidades da Meta para o Brasil
CEO e cofundador da empresa, em vídeo apresentou novos recursos, especialmente para o WhatsApp Business
Rodrigo Mozelli
Nesta quinta-feira (6), a Meta realizou seu tradicional evento Meta Conversations, em São Paulo (SP). A escolha da cidade se deu por ser um dos principais mercados emergentes consumidores do WhatsApp, ao lado de Índia e México, por exemplo. Durante o evento, Mark Zuckerberg, CEO e cofundador da empresa, em vídeo, e executivos da empresa que operam na América Latina, apresentaram novidades voltadas para o Brasil, especialmente para o WhatsApp Business.
WhatsApp: Brasil é mercado vital para a Meta
Na apresentação, Zuckerberg exaltou a força que o brasileiro tem no mensageiro da empresa, citando que o Brasil envia quatro vezes mais mensagens de voz do que qualquer outro país do mundo. As pessoas no Brasil enviam mais figurinhas, participam mais de enquetes e enviam quatro vezes mais mensagens de voz no WhatsApp do que em qualquer outro país. “Um país que realmente abraçou o poder da mensageria para se conectar, expressar-se e fazer negócios. Vocês tornaram o ‘Zap Zap’ algo próprio e vocês estão entre as pessoas mais ativas do mundo no app”, prosseguiu o CEO.
Novidades da Meta chegando ao Brasil
Meta AI
A primeira grande novidade desembarcando por aqui é a inteligência artificial (IA) da Meta, a Meta AI;
Chegando em julho em terras tupiniquins, o sistema estará em português e alimentado pelo modelo de linguagem grande (LLM, na sigla em inglês) Llama 3;
Basicamente, ele interage com os usuários, gera imagens, cria textos e responde a perguntas, tal qual outros sistemas de IA generativas que vemos por aí;
Ele vai auxiliar as empresas em suas redes sociais e deve concorrer com ChatGPT, da OpenAI, Microsoft Copilot, entre outros;
No WhatsApp Business, a IA responderá as perguntas mais populares feitas pelos usuários, auxiliando-os no a encontrar o que querem de forma mais ágil;
Também no mês que vem, a ferramenta receberá suporte para outros idiomas e vai ser lançada em outros países, mas, nem Meta, nem Zuckerberg, divulgaram detalhes;
Zuckerberg disse que o intuito da Meta é “construir o melhor serviço de IA do mundo”.
Além do WhatsApp, Facebook e Instagram terão ferramenta que auxilia a pequenos negócios e empreendedores que não têm condições de ter sua própria estrutura de marketing e de criar anúncios impactantes. Ou seja, este público poderá usar a IA para criar anúncios, de modo a ajustar o texto para ser mais atrativo. Ela também vai lembrar os consumidores das empresas que utilizarem os recursos que há itens no carrinho (se houver) e vai mostrar notificações de ofertas e descontos.
Meta Verified
O Meta Verified, serviço que autentica que o perfil do usuário é real, será estendido para pequenos negócios, passando, assim, mais credibilidade para o consumidor. Além disso, no WhatsApp, a verificação passará por pequena mudança: há alguns meses, grandes empresas, como bancos e operadoras de telefonia, recebem um selo verde em seus perfis oficiais. Em breve, o selo passará a ser azul.
Pix + WhatsApp
Um recurso que rapidamente foi integrado ao WhatsApp fora do Brasil, mas, que, por aqui, enfrentou mais burocracias é o de pagamentos via plataforma. Enquanto o Pix já ganhou popularidade em nosso País, sendo o hoje o sistema de transferência bancária mais usado. Agora, eles se unirão, ou seja, além de cartões de crédito e débito, quem precisar realizar transferências pelo mensageiro poderá utilizar o Pix, mas apenas na versão Business. Portanto, não deverá estar disponível para transferências entre pessoas físicas. A função está sendo expandida para médios e grandes negócios.
Ligações para empresas
Por fim, os usuários poderão realizar ligações para centrais de atendimento de grandes empresas diretamente pelo WhatsApp, facilitando (e muito) a comunicação com elas.
Parabéns!