Insight Comunicação contemplou os líderes de 15 setores econômicos mais bem pontuados no Anuário Integridade ESG 2025.
A Natura foi a empresa líder no ranking do Anuário Integridade ESG 2025 e uma das contempladas na tarde desta quarta-feira, 20, com o Prêmio Destaques ESG, conferido pela Insight Comunicação com apoio da Fundação Getulio Vargas. A marca do segmento de cosméticos sempre esteve entre as 10 primeiras mais bem colocadas no ranking, que está em sua terceira edição, mas alcançou a liderança pela primeira vez, impulsionada pelas iniciativas de uso sustentável de bioativos na Amazônia, junto à forte integração do ESG às suas operações e produtos.
“Este ano é icônico para a Natura, porque relançamos a nossa visão de sustentabilidade 2050, que é focada em caminhos para regeneração. Nessa perspectiva, a empresa traz a vida para o centro, um olhar de ecossistema, com abordagem ambiental, social e financeiras integradas”, explica Priscila Matta, gerente sênior de Sustentabilidade da Natura. Ela acrescenta ainda os 25 anos completados de presença na Amazônia e parceria com 46 comunidades extrativistas, com um “olhar de ganha-ganha”, contemplando cadeias de sociobiodiversidade, pesquisa e inovação, conservação, regeneração e geração de renda na região.
Completam o Top 5 o Banco do Brasil, que amplia sua carteira de crédito sustentável e de ações voltadas à diversidade e à inclusão; a Ambev, com seu foco em práticas de economia circular e investimentos sociais; o Bradesco, com bilhões direcionados para negócios sustentáveis, bem como para as áreas de energia renovável e saneamento; e Itaipu Binacional, que avança em projetos de inovação com impacto ambiental, gestão de resíduos sólidos e relacionamento com a comunidade.
As empresas líderes de seus setores foras as seguintes: Bancário e Financeiro (encabeça pelo Banco do Brasil); Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Petrobras); Agronegócio (Embrapa); Alimentos e Bebidas (Ambev); Papel e Celulose (Suzano); Metalurgia e Siderurgia (Gerdau); Cosméticos e Farmacêutica (Natura); Veículos e Autopeças (Stellantis); Energia Elétrica (Itaipu Binacional); Água, Saneamento e Serviços Ambientais (Ambipar); Comércio Varejista (Mercado Livre); Serviços de Saúde (Hospital Sírio-Libanês); Indústria da Moda (Lojas Renner); Empreendimentos Imobiliários (Cyrela); e TI e Telecom (TIM). Todas também receberam o Prêmio Destaques ESG por sua liderança setorial.
O CEO da Insight Comunicação, João Pedro Faro, explica que cada setor possui características muito diferentes em função da sua própria natureza e que é preciso ter cautela para compará-los, mas nesta última edição foi identificado um salto de representação no ranking dos setores de Energia Elétrica, Varejo, Saúde e Telecom. “Enquanto a energia elétrica é fonte essencial para uma matriz energética limpa, os demais lidam com produtos e serviços diretamente ligados à qualidade de vida do consumidor final. Pode estar havendo uma aceleração do grau de maturidade das empresas desses setores na comunicação com seus públicos”, avalia Faro.
Para chegar aos resultados que dão origem ao Anuário e à premiação, a Insight consolidou uma listagem com 2.700 empresas que atuam no Brasil. Do total dessa amostra, foi filtrada uma base de 1.360 que divulgam efetivamente práticas integradas nos três pilares ESG – Ambiental, Social e de Governança. A partir daí, o conjunto de ações tornadas públicas, em toda e qualquer plataforma, de balanços a relatórios de sustentabilidade, passando por mídia e redes sociais, foi mapeado e qualificado com base em algoritmos e sistemas de IA desenvolvidos pelo InsightLab, com a revisão de especialistas do Portal Integridade ESG.
“Comparando os dados levantados em demais edições, é notória a evolução da maturidade das empresas nos eixos ambiental, social e de governança. Compromissos que há alguns anos eram pouco críveis, como zerar as emissões de carbono e igualar a representação de homens e mulheres em conselhos de administração ou diretorias executivas, hoje são metas materializadas ou em curso de serem alcançadas”, afirma Faro.