best-luxury-2024-mercado-luxo-rede-brasil-mercedes-benz-novo-eqe-300-suv-carros-aldo-rosa-eletrico-3
best-luxury-2024-mercado-luxo-rede-brasil-mercedes-benz-novo-eqe-300-suv-carros-aldo-rosa-eletrico-3

South Summit: Fundador do Waze, diretor da Shein e Cris Arcangeli: speakers renomados abrem a terceira edição

South Summit: Fundador do Waze, diretor da Shein e Cris Arcangeli: speakers renomados abrem a terceira edição

Uri Levine  se apresenta no South Summit Brazil.
Crédito: Trinta Dezessete | 3017 (@trintadezessete)

Fundador do Waze, diretor da Shein e Cris Arcangeli: speakers renomados abrem a terceira edição do South Summit Brazil

Cais Mauá recebeu palestrantes de destaque do Brasil e do exterior, em uma jornada repleta de conteúdo, troca de conhecimento e conexões em Porto Alegre

A terceira edição do South Summit Brazil começou nesta quarta-feira (20) em Porto Alegre (RS) atendendo as altas expectativas em torno do evento. Milhares de pessoas de aproximadamente 50 países, entre startups, investidores, corporações e público em geral, circularam durante todo o dia no Cais Mauá para viver uma jornada com muito conteúdo, troca de conhecimento e conexões. Considerado um dos maiores eventos do ecossistema de inovação e negócios da América Latina, o South Summit Brazil será realizado até esta sexta-feira (22).

A cerimônia de abertura do evento aconteceu no palco principal do Cais Mauá, o Arena Stage. As boas-vindas foram dadas por José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, e María Benjumea, fundadora do South Summit na Espanha em 2012. Também estiveram presentes as principais autoridades públicas da região, como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, além de Jorge Audy, presidente do Conselho de Honra do South Summit Brazil e vice-presidente de inovação e desenvolvimento da PUCRS/Tecnopuc. O Governo do Rio Grande do Sul é correalizador do South Summit Brazil, assim como a IE University.

Pela manhã, na cerimônia de boas-vindas no Arena Stage que contou com José Renato Hopf e María Benjumea, o governo federal também marcou presença no palco com a Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Cada vez que subo a este palco, sinto como se fosse a primeira vez. Quem me conhece sabe que sou fascinado por tecnologia e negócios, e não é à toa que dedico minha vida a isso. Mas acima de tudo sou um sonhador, fascinado por momentos como esse, que fazem o coração vibrar e tudo valer a pena. Eu e todos os envolvidos com inovação em Porto Alegre sonhávamos com este momento, em sediar um encontro global que celebre a inovação e seja um catalisador de negócios”, falou José Renato Hopf.

“Gostaria de agradecer a presença de todos os entes públicos e os investidores internacionais, startups e corporações que estão aqui conosco, neste maravilhoso evento às margens do Guaíba. Esperamos que todos realizem conexões valiosas durante este encontro”, disse María Benjumea.

O primeiro dia do South Summit Brazil já trouxe uma das principais atrações da programação de conteúdo. O israelense Uri Levine, fundador do Waze e considerado um dos empreendedores mais renomados do planeta, esteve no Arena Stage como parte das Innovation Sessions, assinadas pela Rio Grande Seguros e Previdência. Em uma palestra bastante concorrida, Levine falou ao público sobre o tema “Apaixone-se pelo problema, não pela solução”, que intitula um de seus livros publicados.

“Se você tem crianças, ensine-as a falharem. Quanto mais rápido elas falharem, mais rapidamente elas encontrarão as soluções”, falou Levine, que completou. “As pessoas não param de sonhar quando elas envelhecem, mas sim envelhecem justamente quando param de sonhar”, falou o empreendedor.

O dia também reservou a apresentação de outros destaques entre os speakers do South Summit Brazil. Pela manhã, Cris Arcangeli, considerada uma das principais empreendedoras em série do Brasil e fundadora de empresas como Phytoervas, Phyta, PH – Arcangeli, Éh Cosméticos e Beauty’in, falou sobre o tema futurismo.

“Se conseguirmos antecipar o que vai acontecer daqui 10 anos, ficaremos bilionários. Então o caminho é estudar o cenário do seu mercado, e começar a projetar os cenários possíveis. Passamos por uma crise gigantesca recentemente, que gerou transformações em nosso modo de pensar e fazer as coisas. O mundo está se transformando rapidamente. O futurismo é isso, é tentar conseguir entender o que está acontecendo e o que as pessoas querem, principalmente em relação ao inconsciente coletivo. Todo o planeta está pensando mais ou menos a mesma coisa, e é isso o que precisamos captar”, disse Cris Arcangeli.

Cris Arcangeli no South Summit Brazil nesta quarta-feira.
Crédito: Trinta Dezessete | 3017 (@trintadezessete)

Também nas primeiras horas do evento, outro speaker de renome que compartilhou seus insights e visão do mercado com o público foi Felipe Feistler, diretor geral da Shein no Brasil, que participou do painel “Receita do sucesso para um varejista global”. O executivo pontuou em sua apresentação que a marca deseja atingir a meta de 85% dos produtos vendidos com origem nacional, de têxteis fabricados no país. Atualmente, esta porcentagem é de 55%.

“Reforçamos nosso compromisso com o país ao trazer uma moda mais brasileira. E vamos começar a trazer uma moda cada vez mais regional. Cresceremos não só nossa presença, mas sobretudo nossa produção de moda nacional ao apostar cada vez mais na regionalização, para que as pessoas consigam se expressar de acordo com os seus costumes e valores”, reforçou Feistler.

O cenário para os investimentos em capital de risco também foi detalhado pelos principais players do mercado. O tema foi abordado no painel “O capital de risco é uma classe de ativos viável no Brasil?”, com mediação de Marcella Falcão, líder da equipe de Relações Corporativas e com Investidores do Cubo Itaú. Participaram da conversa Cesar Collier, managing partner do Siguler Guff; Andrew Hancock, managing director do Julius Baer Family Office; e Carlos Renato Moreno de Almeida, senior investment officer do IFC World Bank. Os executivos avaliaram que o momento é positivo.

“Tem uma frase famosa no meio corporativo que é ‘compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos’. Estamos no momento dos canhões. Nós já somos investidores de Late Stage e estamos olhando ativamente (com seis fundos no nosso pipeline), observando uma maturidade muito interessante do Brasil. Essa é a hora de ir às compras”, comentou Cesar Collier.

Além dos painéis e da extensa programação de conteúdo, o primeiro dia do South Summit Brazil também foi marcado pelo início das apresentações das finalistas da Startup Competition. As startups selecionadas para participarem da fase final subiram no palco para mostrarem seus pitches para a audiência, na busca por conquistar o prêmio de vencedora em uma das cinco categorias (Destaque; Mais Escalável; Mais Sustentável; Mais Inovadora; e Melhor Time). As vencedoras serão anunciadas na sexta-feira (22).

Lideranças do South Summit Brazil, autoridades públicas e patrocinadores se reuniram na cerimônia de boas-vindas ao público.
Crédito: Trinta Dezessete | 3017 (@trintadezessete)

Sobre o South Summit Brazil

Ponto de encontro global entre fundos de investimento, empresas e startups, o South Summit Brazil desembarcou em Porto Alegre em 2022. Surgiu em Madrid há 11 anos e já movimentou 13 USD Bi captados pelas startups ao longo da Startup Competition. Na edição 2023, os 22 mil metros quadrados de área receberam 50 países, 3 mil startups, 900 speakers, 150 patrocinadores, mais de 100 fundos de investimento, sendo 30 deles internacionais, cerca de 600 investidores, o que movimentou USD 19 bilhões para investimento disponível para LATAM e USD 123 bilhões de fundos sob gestão. O South Summit Brazil tem como correalizadores o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a IE University, e acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março, no Cais Mauá.